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Os mascotes são tão importantes na comunicação que a Copa do Mundo sempre imprime o seu para animar a torcida. A primeira Copa foi em 1930, no Uruguai, e não existia ainda mascotes. Mas, surgiram com força em 1966, na copa do Mundo da Inglaterra que elegeu o leão como símbolo. De lá para cá todas as copas ganharam seus mascotes.
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O principal objetivo da vinculação de um personagem a uma marca ou produto é humanizá-los e gerar, junto ao público-alvo, uma identificação direta. Mascote nada mais é que um interlocutor entre a marca e seu consumidor, é o porta-voz do produto.
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Outro exemplo é o pacote de palhas de aço da marca Assolan, que sempre aparece dançando nas propagandas. Apresenta-se como uma embalagem da esponja de aço com braços, pernas e olhos que dança músicas populares com letras alteradas divulgando os produtos e os benefícios da empresa.
Produtos digitais também contam com mascotes importantes no mercado, como o Tux, o famoso pingüim símbolo do Linux, a mulinha do Emule e o panda vermelho do FireFox. (Sim, o mascote do FireFox não é uma raposa e sim um panda vermelho, animal chinês, parente do urso panda, eis uma foto do bicho de verdade junto com o mascote).
No mercado alimentício a presença do mascote também faz muito sucesso, assim como para chamar a atenção do público infantil.Esses foram apenas alguns exemplos do potencial que um mascote pode trazer para uma marca ou produto. Outros milhões de exemplos figuram pelo mundo. Assim, está mais do que provado que mascotes funcionam, vendem, são massivamente utilizados e traçam laços de fidelidade entre uma marca e seus consumidores.
Por outro lado, algumas empresas, após consolidarem seus produtos e marcas no mercado, deixam de utilizar seus mascotes, mas estes permanecem na mente dos consumidores por muito tempo. Para exemplificar, Cepacol e Zorba.Pensando assim, lançamos um desafio para você, participante do blog Comunica UniABC: crie um personagem para representar nossa agência experimental Unideias. Os participantes receberão 10 horas em atividades complementares e o vencedor, 20 horas.
PRAZO DE ENTREGA: 05/11/2010. Arquivo em TIFF ou JPEG.
Profª Bia Mendes
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