quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SEO ("seu o que")

Dando sequencia ao post anterior vamos falar um pouco sobre os fatores que determinam a boa prática em SEO. O SEO é dividido em duas estapas a primeira trata dos fatores internos e o que são esses fatores internos?


Fatores internos são todas as práticas relacionadas diretamente ao nosso site, ou seja, tudo que podemos fazer a partir do desenvolvimento para facilitarmos a vida do robô de busca para encontrar nosso site. Exemplos claros de boas práticas internas são: utilizar os padrões da web de forma muito clara e objetiva, o menos é mais, motores de buscas leêm textos, portanto sem muitas invencionices. Utilizar urls (endereço da página) claras e objetivas também é importante, se você estiver utilizando um CMS (Content management system - gerenciador de conteúdo) é muito provável que ele mesmo tenha a ferramenta para criação simples dessas urls, os títulos das páginas devem ser claros também, trazer palavras chaves ao negócio, utilização correta e ponderada das meta tags e acertiva das tags do html, uma boa dica também é se possível a inclusão da palavra-chave no próprio domínio do site. Essas são algumas ações que te ajudarão muito no processo e fatalmente a cada job você terá melhor análise crítica e obterá melhores resultados.

O segundo fator determinante em SEO são os fatores externos, esses tratam do relacionamento de outros sites com o seu. O maior exemplo talvez seja a quantidade de links que direcionam ao seu site, além disso, claro, que tipo de sites e que conteúdo traz o link apontado. A partir dessa análise os mecanismos de buscas pontuam o seu site, o que permite o rankeamento que vai determinar sua posição de acordo com sua relevância ao tema pesquisado (palavras-chave relacionadas ao seu site). Lembra da frase do Bill Gates? (o conteúdo é rei). O ranking mais utilizado é o PageRank utilizado pelo Google, pontua de 0 a 10.

Uma dica é: leia bastante sobre as boas práticas, existem ótimos blogs e sites de profissionais do marketing digital que além de muito conteúdo também trazem ferramentas que vão ajudar na construção do site de forma mais otimizada, dois exemplos interessantes são Mestre SEO e SEO Master.

No próximo artigo vamos falar um pouco sobre as piores práticas, chamadas de Black Hat Seo.

Um grande abraço e sucesso.

Pablo Souza
Especialista em Marketing Digital

Oportunidade de leitura:
Baixe o Livro Mídias Sociais

Um comentário: