segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Black Hat SEO, fique fora dessa.


Queridos amigos, hoje vamos falar um pouco sobre esse delicado assunto: Black Hat SEO. Que é o conjunto de técnicas fora de padrão que dão resultados expressivos de bom posicionamento a curto prazo, porém na sequência você apenas será prejudicado. Todas as técnicas de SEO são boas e não fazem mal, elas até podem demorar um tempo para que você perceba os resultados, porém, tenha certeza que os esforços serão reconpensados.

É importante você conhecer as boas técnicas? Sim, claro, porém deve conhecer também aquilo que é errado para que não seja prejudicado no futuro, conheça as técnicas de Black Hat e evite à todo custo em seus sites, e claro, desconfie quando alguém prometer a primeira página, lembre-se do primeiro artigo nosso aqui no site, ninguém, nem mesmo os buscadores podem te garantir esse posicionamento. As técnicas de Black Hat podem ser relacionadas ao Spam para o e-mail.

Alguns “profissionais” se utilizam dessas técnicas e muitas vezes os clientes nem imaginam que seu site está fazendo algo errado, e imaginam menos ainda que se site pode ser banido dos resultados de buscas. Um caso bem famoso é o da BMW Alemã que em 2006 teve seu site banido do Google em virtude de ter colocado diversas palavras-chave que nada tinham a ver com o negócio, o mecanismo de busca via um site diferente do que era apresentado ao internauta.

Então meu caro amigo, para você não dizer que não sabia de nada, como a empresa alemã, aqui vai algumas dessas técnicas, fique atento e conquiste seu posicionamento com muito trabalho, ética e respeito ao trabalho dos profissionais sérios. Afinal, o seu trabalho será valorizado também.

Keyword Stuffing
Já sabemos que quanto mais uma palavra-chave aparece no texto, temos mais chance de ser retornada em resultados de buscas, aí para aumentar a quantidade de vezes que a palavra-chave aparece é utilizada a técnica de Keyword Stuffing, ou seja, a palavra-chave é inserida repetidas vezes no conteúdo da página como em meta tags, título da página ou no corpo do texto.

Grande número de páginas que se utilizam desta técnica não são entendidas, afinal, apenas agrupam uma grande quantidades de palavras não relacionadas que acabam não fazendo sentido para que as lê. Até existem programas que criam conteúdo para as páginas com a repetição de palavras-chave necessárias para um bom posicionamento.

Texto invisível
Essa técnica é até infantil, para aumentar a quantidade de palavras-chave ou para colocar palavras-chave populares que nada tem a ver com o conteúdo alguns “profissionais” utilizam a técnica do invisible text (texto invisível) que nada mais é do que criar textos da cor do plano de fundo da página, dessa forma, o internauta não visualiza o texto, já os robôs de busca apenas coletam o texto independente da cor.

Cloaking e Doorway page
São técnicas com a mesma finalidade, exibir conteúdo diferente para sites de busca do conteúdo para navegadores. A principal diferença, é que o cloaking checa o IP ou navegador do visitante enquanto o Doorway usa redirecionamento por meta, javascript ou até o clique do usuário.

Link Farms
Esta técnica é mais complexa. Nela vários sites são criados com links apontando uns para os outros ou para apenas uma página criando artificialmente popularidade para os envolvidos. A troca de links também não é bem vista.

Over-Submitting
A tentação de ter sua página em todas as ferramentas de busca do mundo é grande e para isto existem programas que inserem em poucos segundos um pedido de inserção do seu site. Tenha cuidado com estes serviços, pois o envio excessivo de pedidos para sites pode ser considerado como spam. Prefira sempre o cadastramento manual.

Caros, é isso, não esqueçam, conheça essas técnicas e as evite sempre e não esqueça de visitar as guidelines de cada mecanismo de buscas.

Google guidelines
Yahoo guidelines
MSN Search guidelines

Não esqueça, se tiver dúvida use bom senso, pesquise e pergunte. No final terá um ótimo trabalho.

Um grande abraço e sucesso.

Pablo Souza
Especialista em Marketing Digital

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