sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mídia Impressa irá sobreviver às tecnologias?





Por Andréia Melo e Natália Vilar

A arte da escrita foi inventada na Suméria na região da Mesopotâmia, onde hoje estão o Irã e o Iraque.
A escrita foi inventada a cerca de cinco mil anos, onde era feita inicialmente em tabletes de barro e em seguida usou-se madeiras, metais e pedras. A idéia se propagou e começaram a surgir em outras partes do mundo maneiras de transmitir o que se pensava para o outro, de acordo com a língua falada em cada região.
Em um primeiro momento, as primeiras inscrições eram feitas por meio de desenhos que visavam reproduzir simplificadamente conceitos ou coisas a serem representadas, como por exemplo, a palavra olho era representada pelo desenho de um olho, a palavra casa era representada pelo desenho de uma casa,e assim sucessivamente, mas com o passar dos anos as dificuldades apareceram, pois como dizer que uma pessoa é “irmão” da outra? Ou que alguém é soldado?
Os desenhos naquela época eram muitos precários e os primitivos não sabiam como transmitir tais informações. Então para a palavra irmão eles desenhavam duas pernas (que para eles significavam ir) e depois o desenho de uma mão e o soldado eles desenhavam um sol e depois um dado ainda assim as dificuldades permaneciam, pois havia muitas outras palavras que não tinham como ser transmitidas através de desenhos. Surgiu então uma maneira de escrever no qual era observados o som da fala e não apenas os desenhos em si, que são as nossas tão conhecidas vogais e consoantes. Juntando os dois tipos, temos as sílabas, dessa forma surge então o alfabeto.
Com o surgimento do alfabeto, muitas coisas mudaram e uma delas foi a nossa linguagem e a nossa maneira de nos comunicar para com as pessoas. Hoje, existem vários meios de comunicação que utilizam a linguagem escrita como forma de comunicação, chamamos de mídia impressa são eles os jornais, as revistas, folhetim os panfletos etc. Estes podem ser diários, semanais ou até mesmo mensais e o propósito dessas mídias são informar, entreter e despertar interesses nos leitores.
Mesmo com um papel tão importante em nossa história, a mídia impressa ainda teme a sua sobrevivência, foi assim com o rádio, o surgimento da TV e agora com a Era Tecnológica, onde através da internet conseguimos obter informações em tempo real, acessibilidade a vários canais e praticidade, tudo isso em uma velocidade absurda, uma notícia importante e de impacto demora apenas 3 minutos para girar o mundo todo através da internet.
Mas, tanta tecnologia ainda tem seus pontos “fracos”, todos devem conhecer alguém que teve quer ir ao oftalmologista, devido ao esforço que realizou com vista por ter que trabalhar na frente de um computador. Pois é, esses é um dos fatores negativos com relação a internet, ler na tela do computador (notebook, tablets, celular e etc) é algo cansativo quando comparamos com material escrito em mídia impressa. O brilho da tela no caso dos monitores CRT cansa a vista e mesmo as telas de LCD dos notebooks deixam muito a desejar quando comparadas com o bom e velho jornal. Outro ponto negativo da internet é a necessidade de se filtrar com atenção o conteúdo online que será visualizado, tomando cuidado com a fonte da notícia para não ter uma surpresa desagradável. Na mídia impressa geralmente as notícias passam por um filtro antes de serem publicadas, o que gera uma confiabilidade maior.
A mídia impressa procuram atingir o maior número de pessoas gêneros e classes, esse meio não tem um público alvo em específico, desta forma eles procuram escrever matérias sobre a atualidade, entretenimento, abordar assuntos polêmicos, escrever os próximos capítulos das novelas, cruzadinhas, horóscopo, esportes, looks da moda e até mesmo classificados.
Assim um desses assuntos sempre vai agradar alguém e a revista ou jornal não vai ficar parado nas bancas, mas sim circulando por diversas “mãos” na casa das pessoas.
Por fim, as mídias impressas estão perdendo um pouco da força com relação às outras mídias, porém, mesmo com tanta concorrência ela continuar prendendo a atenção de seus leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário