sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Rádio – “A voz do povo”




Por Natália Vilar

O precursor das transmissões de vozes e ruídos foi o padre brasileiro Landell de Moura, que foi reconhecido como o inventor do rádio e de outros aparelhos e conseguiu patentes que comprovam tais descobertas em 1900.
Inicialmente, o rádio possuía apenas programações informativas, mas como todos sabem, o rádio surgiu muito antes da televisão, portanto era o único veículo que informava os seus ouvintes sobre as notícias que aconteciam ao redor do mundo.
Apesar disso, não era reconhecido como um veículo popular, pois era muito caro para a época e apenas as pessoas mais ricas tinham dinheiro para comprar. Em 1923, as rádios começaram a transmitir músicas e arte, tornando-se assim um veículo que começava a unir a cultura de várias regiões.
Já nos anos 30, com o avanço tecnológico, as rádios criaram programas de auditório, fazendo com que se tornasse cada vez mais um veículo de entretenimento, que não apenas transmitisse informações, e sim divertisse os seus ouvintes.
Na década de 50, o rádio difundiu as transmissões esportivas, tornando-se assim um veículo completo, como na ocasião da Copa de 1958, onde todos torceram pelo Brasil e vibraram com a sua vitória de 5x2 em cima da Suécia, trazendo o título de campeão para a casa.
Atualmente o rádio é considerado um meio de comunicação de massa, pois é uma ferramenta tão importante quanto à televisão, são formadores de opinião. Os locutores e radialistas transmitem entusiasmo e o tão falado “sorriso na voz”, de modo que o ouvinte se sinta acolhido de certa forma, diminuindo assim a real distância que existe entre a rádio sintonizada e o ouvinte.
Hoje em dias existem milhares de transmissoras de rádios que são divididas por estilos, como por exemplo, rock, sertanejo, pagode, gospel, MPB, pop e etc, desta forma conseguem fidelizar os ouvintes.
Essa divisão também contribui para a concorrência entres as rádios, que disputam individualmente a audiência, como por exemplo, a rádio Jovem Pan e a MIX, onde o estilo é o mesmo: a música POP.
Existem atualmente cerca de 369 transmissoras de rádio no estado de São Paulo, estando entre as mais ouvidas: Tupi, Nativa, Transcontinental, Mix, Gazeta, Alpha, Metropolitana, Band, 89 Rock, 105 FM (Planeta da Música – Janeiro a Março de 2010).
Hoje em dia o rádio é um veículo de comunicação que alcança milhares de brasileiros, sejam crianças, jovens ou adultos. Ele informa, diverte, distrai e é um dos veículos de comunicação mais baratos para veiculação de comerciais, mas mesmo com o baixo custo, a empresa contratante (na maioria das vezes) consegue atingir o seu público alvo e tem um resultado positivo em relação ao seu produto e/ou serviço exatamente devido a essa característica predominante das transmissoras, que é atingir o maior número de pessoas ao mesmo tempo, fazendo assim com que a empresa contratante aumente seus clientes, sua credibilidade e consequentemente seu faturamento.
As transmissoras de rádio, apesar de toda a “briga” entre as concorrentes, acompanham o ouvinte o dia inteiro, são os “companheiros ao pé do ouvido”. Nós conseguimos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, como por exemplo, dirigir ouvindo uma música favorita, e isso não atrapalha o motorista, pelo contrário, deixa-o mais relaxado do estresse do dia a dia. Pode-se também ouvir música acessando a internet, através de algum site ou baixando alguma música por algum programa específico.
Hoje os aparelhos são muito mais portáteis e leves, de todos os tamanhos, modelos, cores, marcas e com diversos acessórios, tudo isso para facilitar a vida de quem é apaixonado por música. A pessoa consegue até mesmo acompanhar alguma programação ou então ouvir músicas preferidas no seu próprio celular, coisa que há 10 anos nem se pensava, pois o aparelho celular era utilizado apenas para realizar e receber chamadas, e mais nada.
Por fim, desde a descoberta do rádio, houve muitas mudanças e modificações com o passar dos anos, modificações essas que ocorreram muito depressa, mas que só melhoraram a comunicação para os dias atuais, pois trouxeram mais conforto, agilidade, cultura, informação, entretenimento, diversão e distração para as vidas dos ouvintes.
As tecnologias estão avançando e as transmissoras de rádios vêm acompanhando tal evolução. Tudo isso por causa de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário