segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Marketing Digital e a Eleição

Bom, conforme desafio feito em nosso último artigo, vamos analisar um pouco a cena política uma vez que esse acontecimento é o mais relevante este ano. Em nosso desafio pedi para que vocês pesquisassem sobre o assunto, então a partir daí veremos se os profissionais brasileiros desempenharam a função de viralizar através das ferramentas de SEO os seus clientes. Óbvio que devemos sempre fazer a busca de acordo com o que queremos encontrar, se me interessa conhecer mais sobre José Serra por exemplo, busco por José Serra ou Serra e pronto, agora se estou indeciso e quero conhecer os candidatos farei uma busca mais ampla, mais genérica. Vamos lá, analisarei apenas aquelas palavras que deixei para desafio.
A primeira busca é pela expressão: Eleições 2010
O que aparece na primeira página de buscas?
Uol, TSE, Terra Notícias, R7, O Globo, TSE, G1, Estadão, Wiki
E na segunda página?
Mais uma vez uma série de sites com notícias, você achou algum candidato?

Segunda Expressão: Candidatos a presidência 2010
O que aparece na primeira página de buscas?
E então achou algo? E na segunda página, achou?

Terceira expressão: Candidatos a governador
E então? Nada.

Nem vou continuar as buscas pois será em vão, a conclusão é que os publicitários responsáveis pelas campanhas não emplacaram através de SEO, SEM, SMO seus candidatos, óbvio que houve uma determinada mobilização em ferramentas como twitter, facebook, orkut, mas nada que chegue perto do fenômeno Obama. Quer um exemplo disso, às vezes é necessário fazer um caminho contrário, vou dar dois exemplos: uma cooperativa de táxi por exemplo, pode ter em seu site, um blog com dicas de pontos interessantes na cidade, inclusive com comentários dos clientes, por exemplo, o cliente vai de táxi a um restaurante quando pega o táxi de volta um breve bate papo do motorista com os clientes é suficiente para saber a qualidade do serviço, e isso, vira um banco de dados com informações sobre a gastronomia da cidade, você cria uma lealdade com esse cliente por uma via incomum, que não é necessariamente a venda de serviço. Outro exemplo: vá ao Google e procure por speedy, logo aparecerá quem? O maior concorrente do serviço, ou seja, é a sua possibilidade de comparar.

Há um relativo desprezo ainda com relação à juventude e ferramentas que são utilizadas atualmente. Mais uma vez digo que o marketing digital faz parte de um escopo bem mais amplo, que são as estratégias globais de qualquer campanha (não só política), porém, toma relevância cada vez maior nessas estratégias, marketing digital trata quase que em sua totalidade de relacionamento.

Nos próximos artigos vamos falar das ferramentas, iniciando pela web que dentre esses filhotes todos é a mais utilizada. Para a próxima quinzena um aprofundamento em técnicas de SEO (Search Engine Optimization)

Um grande abraço e sucesso.

Pablo Souza
Especialista em Marketing Digital
http://www.pablosouza.com.br/

Dica de Leitura:
Google Marketing
Autor: Conrado Adolpho
Preço: +/- R$ 100,00 (a partir de R$ 40,00 no www.estantevirtual.com.br)

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