terça-feira, 19 de outubro de 2010

MASCOTE – porta voz do produto e/ou empresa

Mascote é o nome dado a um animal, pessoa ou objeto animado que é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa ou evento. Muitas vezes o mascote não é necessariamente o logotipo de uma marca mas passa a ser conhecida como tal devido ao forte carisma com o público. Portanto, muitas empresas passam a utilizá-la como representante principal em campanhas publicitárias.



Quem nunca ouviu falar do sucesso que foi o homenzinho azul, símbolo dos cotonetes Johnson & Johnson, criado em 1978? Um dos garotos propaganda mais carismáticos da publicidade brasileira. E o franguinho motoqueiro (o Lequetreque), um mascote muito simpático de óculos e cheio de bossa que encanta gerações e que tem uma atuação muito freqüente à sua marca – a Sadia? Tem ainda o emporcalhado, mas engraçado Sugismundo que muitos anos atrás nos dava lições de como manter tudo limpo. Sucesso também foi o elefantinho da Cica, o Tigre Tony, desde 1952, da Kellogg's, a Gotinha Esso, o Pinguim da Linux e tantos outros mascotes fizeram histórias e dão exemplo da importância dessas criações para empresas, produtos e acontecimentos como Olimpíadas e Copa do Mundo, sempre identificadas por símbolos.

Os mascotes são tão importantes na comunicação que a Copa do Mundo sempre imprime o seu para animar a torcida. A primeira Copa foi em 1930, no Uruguai, e não existia ainda mascotes. Mas, surgiram com força em 1966, na copa do Mundo da Inglaterra que elegeu o leão como símbolo. De lá para cá todas as copas ganharam seus mascotes.

Alguns clientes ainda apresentam um pouco de resistência na criação de um mascote para suas empresas ou produtos. Muitos afirmam que fazer “bonequinhos” é muito infantil, pouco usual. Mas é um recurso muito usado por empresas do Brasil e do mundo, que funciona e não é novidade. E se gerar carisma com o público rende um bom lucro para as empresas com a venda de seus produtos.
O principal objetivo da vinculação de um personagem a uma marca ou produto é humanizá-los e gerar, junto ao público-alvo, uma identificação direta. Mascote nada mais é que um interlocutor entre a marca e seu consumidor, é o porta-voz do produto.

Verdadeiros “garotos-propaganda”, alguns desses personagens marcaram nossas vidas. Um bom exemplo é o Bibendum, mascote da Michelin. Seu design, inspirado em uma pilha de pneus, hoje (2010), ainda continua representando a Michelin com seu carisma.


Outra empresa que sabe utilizar seu personagem símbolo são as Casas Bahia, com seu cangaceirozinho.





A Folha de São Paulo imortalizou seus classificados na figura de um rato muito chato, repetitivo e, por que não dizer, feio, porém absolutamente funcional.




Outro exemplo é o pacote de palhas de aço da marca Assolan, que sempre aparece dançando nas propagandas. Apresenta-se como uma embalagem da esponja de aço com braços, pernas e olhos que dança músicas populares com letras alteradas divulgando os produtos e os benefícios da empresa.

Produtos digitais também contam com mascotes importantes no mercado, como o Tux, o famoso pingüim símbolo do Linux, a mulinha do Emule e o panda vermelho do FireFox. (Sim, o mascote do FireFox não é uma raposa e sim um panda vermelho, animal chinês, parente do urso panda, eis uma foto do bicho de verdade junto com o mascote).
No mercado alimentício a presença do mascote também faz muito sucesso, assim como para chamar a atenção do público infantil.
Esses foram apenas alguns exemplos do potencial que um mascote pode trazer para uma marca ou produto. Outros milhões de exemplos figuram pelo mundo. Assim, está mais do que provado que mascotes funcionam, vendem, são massivamente utilizados e traçam laços de fidelidade entre uma marca e seus consumidores.
Por outro lado, algumas empresas, após consolidarem seus produtos e marcas no mercado, deixam de utilizar seus mascotes, mas estes permanecem na mente dos consumidores por muito tempo. Para exemplificar, Cepacol e Zorba.

Pensando assim, lançamos um desafio para você, participante do blog Comunica UniABC: crie um personagem para representar nossa agência experimental Unideias. Os participantes receberão 10 horas em atividades complementares e o vencedor, 20 horas.

PRAZO DE ENTREGA: 05/11/2010. Arquivo em TIFF ou JPEG.

Participem!!!

Profª Bia Mendes

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