quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Marketing Digital, por onde começo?


Como falamos um pouco sobre o conceito de marketing digital no primeiro artigo, antes de entrarmos um pouco mais fundo em ferramentas e estratégias, vamos rever alguns conceitos tradicionais de marketing.
Marketing é criar, comunicar e entregar a um determinado público um produto/serviço em troca de lucro. (Phillip Kotler)
Lembram-se dos 4P’s? Pois bem, no início da década de 60 houve a formulação desse conceito: Produto, Praça, Preço e Promoção onde:
Produto: variedade, qualidade, características, nome da marca, design, embalagem, tamanhos, serviços, garantias, devoluções...
Preço: preço básico, descontos, prazos de pagamento, condições de crédito e incluo valor (que nada tem a ver com valor monetário do produto);
Praça: canais de distribuição (localizações), distribuição física (estoque), transporte, armazenagem;
Promoção: venda pessoal, propaganda, promoção de vendas, publicidade, relações públicas, marketing direto
Neste conceito lá dos primórdios dos estudos sobre marketing, a visão do mercado é a visão vendedora, preocupação com o produto em detrimento ao cliente, como fosse uma relação quase unilateral, eu tenho o produto e você compra. Relacionamento ainda não tinha participação na negociação.
Em 1990 Robert Lauterbom cria o conceito dos 4C’s, ou seja, orientação ao cliente, então temos:

P's: Produto, Praça, Preço, Promoção
C's: Cliente, Conveniência, Comunicação, Custo
A's: Análise, Adaptação, Ativação, Avaliação

Uma coisa importante quando trabalhamos com marketing digital é que sejamos usuários, a tecnologia hoje é parte do cotidiano e nem percebemos mais as evoluções, elas são naturais para a nossa geração, portanto utilizar os 4P’s, C’s e A,s é fundamental, e só utilizará bem se estiver inserido no contexto. Isso nos traz um pouco de dificuldade na hora de planejar as ações, entretanto condição “sine qua non” que você seja um usuário participativo desse universo, como crio ação de marketing no Orkut se não conheço a ferramenta? Se nunca postei ou pelo menos assisti um vídeo no You tube, como começar?
Como dito no artigo passado SEO, SEM, SMO estão muito relacionados e fazem uma grande parte do escopo de marketing digital, isso faz dessa vertente do marketing muito dependente e atuante nas redes sociais.
Tivemos há pouco tempo à eleição do presidente americano com forte participação do marketing digital no escopo do planejamento, esse ano no Brasil caminhamos para um segundo turno gerado pela projeção da #ondaverde propagada pela internet que mobilizou principalmente os jovens para a causa política.
Então para começar a brincadeira e utilizar as eleições como exemplo deixo um desafio, vamos iniciar os papos sobre as ferramentas de marketing digital pela internet e o marketing de buscas. Para tal, anote aí, faça as pesquisas no Google, Yahoo, Bing etc... e tire suas conclusões sobre o que os candidatos fizeram ou deveriam ter feito, vamos lá:
Busque por:
Eleições 2010;
Candidatos a presidência 2010;
Candidatos a governador;
Políticos;
Candidatos a presidente;

Você pode estender essa busca pra qualquer expressão que te remeta às eleições, farei essas buscas aqui também e no próximo artigo vamos às considerações, se você quiser participe, envie seus comentários, perguntas e etc.

Um grande abraço e sucesso.

Pablo Souza
Especialista em Marketing Digital
http://www.pablosouza.com.br/
http://www.cultcomunicacao.com.br/
http://twitter.com/cultcomunicacao
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Dica de Leitura:
A Bíblia do Marketing Digital
Autor: Cláudio Torres
Preço: +/- R$ 75,00 (R$ 50,00 no www.estantevirtual.com.br)

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